sábado, 12 de maio de 2018

Eu, Minha Barba, e o Que a Bíblia Diz Sobre a Barba

Quando se deixa a barba crescer, nas primeiras semanas começa a dar coceira mas depois pára de coçar, e aí então começam as críticas das pessoas que estavam acostumadas a ver você a vida toda sem barba e que começam a dizer para você raspar a barba, mas isso também pára depois de alguns meses. Tem que ser de opinião para deixar a barba crescer. 

Alguns dizem que a barba envelhece, principalmente se o homem já passou dos trinta e já está com alguns fios brancos na barba, mas se você se aceita numa boa com a sua idade, isso não será empecilho.

Tem também a questão da aceitação na hora de se fazer uma entrevista para emprego, pois com uma barba longa, poderá ser mais difícil conseguir uma vaga.

Durante a maior parte de minha vida usei barba feita(raspada), mas lembro-me que algum tempo depois que comecei a usar barba longa, algumas pessoas ficavam me zoando dizendo que eu estava parecido com o “Osama Bin Ladem”,




algumas outras pessoas brincavam dizendo que eu estava parecido com uns caras barbudos da TV a cabo que apresentavam um programa americano sobre mecânica automotiva onde se fazia restauração de carros antigos. 


Porém eu sempre sorria e dizia que Jesus Cristo também usava barba longa e que eu estava parecido com Jesus também.

Mas tinha um sujeito beato religioso(gospel) que dizia que eu estava parecido com o “Bin Ladem” de uma forma pejorativa, sabe quando se diz “para bom entendedor, meia palavra basta”? Pois eu sentia que ele estava na verdade me desdenhando por causa de minha barba.

Certa vez eu já estava aborrecido com a atitude desse beato, quando um dia ele passou por mim, falou um oi, continuou a caminhar por mais alguns passos, e de repente parou e voltou onde eu estava só para me aborrecer dizendo mais uma vez que eu esta a cara do “Bin Ladem”, então eu lhe disse que eu estava parecido com Jesus, pois Jesus também usava barba, e o beato não perdeu tempo retrucando em tom de deboche:

“-Eu não sei se Jesus tinha barba porque eu nunca vi Jesus...”

Ao passo que eu lhe respondi:

“-Mas não é preciso ver Jesus para saber que Ele usava barba longa, pois Jesus era judeu, e todo judeu era proibido(através da Lei de Moisés) de raspar a barba. Isso está na Bíblia. Você não sabia disso? VOCÊ NÃO ESTUDA A BÍBLIA NÃO??”

Diante desse argumento, o beato esboçou um sorriso meio forçado e disse:

"-É mesmo..."

Então baixou a cabeça e seguiu seu caminho, e depois dessa passagem nunca mais o beato me aborreceu por causa de minha barba longa.




Na antiguidade muitos povos pagãos é que tinham o costume de raspar a barba, já os textos na Bíblia afirmam que para o povo judeu, o Criador ordenou que eles NÃO cortassem a barba.

Nessa passagem(por exemplo) em  Gênesis 41:14 descreve como era o costume pagão no Egito antigo de raspar a barba, preciso lembrar que na época dessa passagem, ainda não existia a Torá(Lei de Moisés), e portanto não existia ainda, da parte do Criador para o povo judeu, algum mandamento a respeito da barba:

"Então Faraó mandou chamar a José, e o fizeram sair apressadamente da masmorra. Ele se barbeou, mudou de roupa e apresentou-se a Faraó." 


A barba é uma das características de Cristo, não existe mandamento na Bíblia para os cristãos deixarem a barba crescer, mas na lei de Moisés no antigo testamento existia uma lei que proibia os homens judeus de raspar a barba:

Levítico 19:26-28
"Não comereis coisa alguma com o sangue; não agourareis nem adivinhareis. Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, NEM DANIFICAREIS AS EXTREMIDADES DA TUA BARBA. Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o SENHOR." 
Levítico 19:26-28

Em uma outra passagem no Antigo Testamento descreve que o ato de raspar a barba entre o povo judeu era visto como uma verdadeira desonra, quando na passagem de 1 Samuel 10:4-5 Hanum tomou os servos de Davi e raspou metade da barba deles, fez isso como forma de humilhá-los. Davi não ordenou que simplesmente rapassem o restante da barba, mas que aguardassem em Jericó até a barba crescer: 

"Então tomou Hanum os servos de Davi, e lhes raspou metade da barba, e lhes cortou metade das vestes, até às nádegas, e os despediu. Quando isso foi informado a Davi, enviou ele mensageiros a encontrá-los, porque estavam aqueles homens sobremaneira envergonhados. Mandou o rei dizer-lhes: Deixai-vos estar em Jericó, até que vos torne a crescer a barba, e então voltai."


 Cristo sendo judeu tinha que obrigatoriamente obedecer a Lei de Moisés e por isso Cristo também era "barbudo". 


Eu(particularmente) deixei a minha barba crescer para poder ficar semelhante(no aspécto físico) a Cristo, mesmo sabendo que não é mandamento para o Cristão ter barba longa, muito embora não podemos esquecer que a obediência ao nosso Criador(principalmente na questão do AMOR) é muito mais importante do que o uso da barba longa.

Mas eu(particularmente) acho que se o Criador se agradava no fato de os homens judeus terem barba longa(pois de fato isso era ordenança do Criador para os homens judeus no Antigo Testamento), muito provavelmente irá se agradar também dos cristãos que deixam a barba crescer, muito embora isso não seja mandamento para os cristãos.






***


Não se deixe enganar... 



Fique forte na rocha, 



JESUS CRISTO é a rocha verdadeira!

Anderson RS - fortenarocha@gmail.com


Compartilhar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

...

"Desmascarando a Biblia"- Fatos cintíficos e arqueológicos que comporovam a veracidade da Bíblia.

Clique Aqui para Baixar Coletânea de Livros Apócrifos:

Clique Aqui para Baixar Coletânea de Livros Apócrifos:
Existe muita informação, muito que aprender nos livros rotulados de "Apócrifos" pela religião católica romana que foi estabelecida pelo imperador romanano PAGÃO Constantino. Quem tem o Espírito saberá discernir e reter o que é bom. Boa leitura!

BAIXAR PDF COSMOLOGIA BÍBLICA-TERRA PLANA

Clique Aqui para Ler Entendendo o Dízimo:

Clique Aqui para Ler Entendendo o Dízimo:
Clique Aqui para Ler Entendendo o Dízimo:

FORBES LISTA OS PASTORES MAIS RICOS DO BRASIL

KKKKKK...

Como realmente é o sistema religioso:

Desafio bíblico para os defensores da teologia da prosperidade

Provérbios 1:7

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

ARQUIVO DE TODAS POSTAGENS: