terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

O que é um gentio na bíblia?


Créditos ao irmão





 No Antigo Testamento  todas as pessoas que não eram israelitas, ou seja, que não faziam parte das doze tribos de Israel, eram chamadas de gentios.


   No Concerto que Deus fez com o povo de Israel, descrito em Êxodo 24, também conhecido como Antigo Testamento, para um gentio ser aceito por Deus ele deveria ser circuncidado e guardar os preceitos da Lei de Moisés, que são 613 ordenanças, assim ele era considerado um nacional israelita. 

  Na bíblia, temos a história de Urias, o heteu que se encaixa nessa explicação.

  Jesus primeiramente veio ao seu povo, às doze tribos de Israel. Ele ensinou como eles deveriam cumprir a lei, preparando o coração deles para receber a Nova Aliança, um Novo Testamento que teria validade e começo após sua morte, 
Hb. 9:16 - “ Pois onde há testamento, necessário é que intervenha a morte do testador.”

  Assim, Jesus ensina os doze discípulos a pregarem às doze tribos que estavam dispersas pelas cidades, e ordena que não entrassem em casa de samaritanos e gentios,
 Mt. 10:5-7 - “A estes doze enviou Jesus, e ordenou-lhes, dizendo: Não ireis aos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos; mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel; e indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus.”

 Por isso você vai entender que Jesus não pregava aos gregos, aos romanos, aos africanos, mas ao povo de Israel, ele mesmo chega a criticar os gentios, 
Lc. 12:30 - “Porque a todas estas coisas os povos do mundo procuram; mas vosso Pai sabe que precisais delas.” 
Mt. 6:7 - “E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos”

  Agora fará sentido quando a mulher cananeia (gentia) chega a Jesus suplicando que expulsasse o demônio que estava em sua filha, porém, embora tenha feito isso, Jesus responde:

Mt. 15.24:  “-Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.”

  Jesus, embora estivesse pregando ao seu povo, também se compadecia de quem fosse de outro povo (gentio) para fazer milagres manifestando em si ser aquele de fala o profeta Isaías, 49:6. Assim também curou o filho de um oficial do rei, dando testemunho dessas coisas, 
João 4:50 - “Respondeu-lhe Jesus: Vai, o teu filho vive. E o homem creu na palavra que Jesus lhe dissera, e partiu.”


  Seus doze discípulos, após a sua morte e ressurreição, saíram a pregar às doze tribos, não a nós gentios, no entanto a profecia deveria se cumprir: "Também te dei por luz dos gentios, para seres a minha salvação até a extremidade da terra." Nesse sentido, o próprio Espírito Santo instigou Filipe a pregar ao etíope (gentio), Atos 8, e Pedro, Atos 10, teve revelação de Deus para pregar ao centurião Cornélio, aos seus familiares e amigos (gentios). 

  Todavia esses sinais, como o da revelação ao apóstolo Pedro, foram dados para que eles cressem que Deus não faz acepção de pessoas, porém a sua justiça deveria ser cumprida para que a salvação chegasse a nós.


  Então entra o chamado aos gentios para que sejam salvos pelo ministério do apóstolo Paulo, escolhido por Jesus Cristo para pregar aos gentios, aos judeus e aos reis da terra,  e isso passa a ser aceito pelos doze já que se Paulo não pregasse aos gentios o evangelho da graça, muito provavelmente os doze apóstolos não creriam nessas coisas, tendo em vista os seus intuitos de pregar às doze tribos de Israel apenas. 
Atos 9:15 - “Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome perante os gentios, e os reis, e os filhos de Israel;

  Então, Jesus revela sua vontade, suas palavras, seus desígnios para Paulo, Gl. 1:11-12, para nós gentios sermos salvos por essas boas novas, conhecidas como o Evangelho da Graça, o qual não submete os gentios à Lei de Moisés, mas à graça disciplinada nas doze cartas do apóstolo Paulo, Rm. 15:26. Esse apóstolo é o que diz:
Rm. 11.13: Porque convosco falo, gentios, que, enquanto for apóstolo dos gentios, glorificarei o meu ministério;
Dessa forma, os gentios foram chamados para a salvação pelo ministério desse apóstolo enviado por Cristo, pregando acerca daquilo que lhe foi ordenado pelo Senhor para nossa obediência, e nele, Jesus, não há judeus nem gregos, mas um único povo, pois nele todas as coisas são aperfeiçoadas.

  A barreira que separava os gentios de Deus foi rompida quando Cristo morreu na cruz, Ef. 2:14-16.
Dessa forma, os gentios que creem em Jesus Cristo têm o direito de serem chamados filhos de Deus pelo evangelho revelado a Paulo, e serão salvos se permanecerem nele, I Co. 15:1-2, e não devem se submeter à circuncisão, nem à Lei Moisés, pois se fizerem isso, estarão debaixo de maldição (Gl.3:10) e já não farão parte da graça revelada:
Gálatas Cap. 5:4  - “Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.”

  Não se ensinam essas coisas nas denominações, pois eles misturam a Lei de Moisés do judaísmo com a Graça revelada, por isso se torna fácil enganar o povo quanto a dízimos e ofertas da lei de Moisés (Lv.27:30; Dt. 14:22), impondo algo que foi dado ao povo da Antiga Aliança misturando as falas de Jesus no que tange ao ensino do cumprimento dessa lei dada a Israel.


  Liberte-se dessa escravidão do judaísmo, viva a graça, povo gentio!
Gálatas Cap. 5:1  - “Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidão.”



***


Não se deixe enganar... 



Fique forte na rocha, 



JESUS CRISTO é a rocha verdadeira!

Anderson RS - fortenarocha@gmail.com

Compartilhar:

...

"Desmascarando a Biblia"- Fatos cintíficos e arqueológicos que comporovam a veracidade da Bíblia.

Clique Aqui para Baixar Coletânea de Livros Apócrifos:

Clique Aqui para Baixar Coletânea de Livros Apócrifos:
Existe muita informação, muito que aprender nos livros rotulados de "Apócrifos" pela religião católica romana que foi estabelecida pelo imperador romanano PAGÃO Constantino. Quem tem o Espírito saberá discernir e reter o que é bom. Boa leitura!

BAIXAR PDF COSMOLOGIA BÍBLICA-TERRA PLANA

Clique Aqui para Ler Entendendo o Dízimo:

Clique Aqui para Ler Entendendo o Dízimo:
Clique Aqui para Ler Entendendo o Dízimo:

FORBES LISTA OS PASTORES MAIS RICOS DO BRASIL

KKKKKK...

Como realmente é o sistema religioso:

Desafio bíblico para os defensores da teologia da prosperidade

Provérbios 1:7

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

ARQUIVO DE TODAS POSTAGENS: